Os relógios são praticamente uma unanimidade entre as pessoas. No Brasil, principalmente, atraem olhares apaixonados nas vitrines das lojas e movimentam grandes somas monetárias.

 

Mas e você, que também é fã incondicional de relógios, alguma vez já parou pra imaginar como funcionam os relógios por dentro? Muito mais do que um simples tique-taque, existe uma engrenagem altamente sofisticada que garante um bom funcionamento e uma precisão correta.

 

E as Réplicas de Relógios não ficam para traz quando o assunto é sofisticação, pois elas são reproduzidas com todos os detalhes do original, havendo apenas pequenas diferenças, e recebem a autorização das marcas para a sua fabricação.

 

Então, vamos entender como funcionam os mecanismos dos relógios automáticos e mecânicos?

 

O relógio automático

 

 

Ele funciona através de um sistema de molas e engrenagens e não há necessidade de uma bateria elétrica. Para funcionar, existem duas formas diferentes de armazenar a carga:

 

– Através da corda, manualmente;

 

– De forma automática, balançando o pulso, as molas serão comprimidas e a carga será armazenada.

 

O relógio mecânico

 

 

Podemos dividir o relógio mecânico em platina, corda, clique, trem de engrenagens e escapamento. E como cada uma dessas partes funciona dentro do mecanismo dos relógios mecânicos?

 

A platina mantém fixos os elementos móveis, e os dois, juntos, compõem o movimento do relógio.

 

A corda dos relógios mecânicos é formada por uma mola em formato de espiral, que fica em torno de um eixo. Esta mola tem a função de armazenar energia que será liberada, quando retorna à sua forma original.

 

Já o clique tem a função de manter a corda enrolada, bloqueando o movimento como uma catraca, fazendo o famoso som que todos conhecem quando damos corda no relógio.

 

Além disso, o trem de engrenagens é responsável por transmitir força à mola para o escapamento, e isso permite a marcação do tempo.

 

Por fim, o escapamento controla a velocidade com que a mola é desenrolada, isto quer dizer o escapamento a força que é transmitida pela mola em direção ao trem de engrenagens.